Results for 'Gabriel Chaves Amorim'

1000+ found
Order:
  1.  5
    A Ética Do Cuidado de Si Em Michel Foucault e Os Projetos-de-Vida: A Leitura de Clássicos Gregos Na Fundamentação de Projetos-de-Comunidade.Gabriel Chaves Amorim - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (28):1-18.
    Este ensaio teórico tem por objetivo analisar criticamente os confrontos entre uma filosofia do uso ou da apropriação, das coisas e da vida, através da leitura da História da sexualidade II: O uso dos prazeres de Michel Foucault. Surgem possibilidades ético-políticas da potência do uso para constituir projetos-de-vida a partir da teorização do uso, que abarca a reflexão acerca do momento oportuno de uso, do comedimento ao uso e da sua relação com a liberdade e a verdade. Por necessidade, momento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Sobre o conceito de amorosidade em Paulo Freire.Amorim Filipi Vieira & Calloni Humberto - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (2):380-392.
    Trata-se de uma contextualização filosófica que perpassa os limites e as fronteiras do pensamento reducionista: que fragmenta e exclui a subjetividade humana em nome da objetividade racionalista. Volta-se ao pressuposto de que tanto a subjetividade quanto a objetividade são legítimas fontes do pensar e do agir humanos e, por isto mesmo, fontes primárias da religação ética entre o eu e o outro. Debruçar-se sobre o conceito de amorosidade, em Paulo Freire, remete à discussão acerca da ética como campo ontológico das (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Cenas da precariedade de ontem e de hoje | Scenes of the precariousness of yesterday and today.José Edilson Amorim - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):78-92.
    ResumoA partir de uma crônica de Bráulio Tavares, este artigo reflete sobre cenas da precariedade de ontem e de hoje. A primeira cena está em Lima Barreto, em Recordações do escrivão Isaías Caminha, ao referir a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro do século XX, comparada às manifestações de 2013 e 2014 no país; a segunda é a espetacularização da mídia sobre as manifestações de rua em 2013 e 2014, e sobre o processo de impedimento do mandato presidencial de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. A epifania do epíteto sapiens e suas consequências ambientais: um ensaio filosófico sobre a ética e a epistemologia da Educação Ambiental // La epifanía del epíteto sapiens y sus consecuencias ambientales.Humberto Calloni & Amorim - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):56-73.
    A abordagem deste artigo trata de uma busca pelo sentido ontológico da vida humana em relação ao seu modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Partindo de uma breve contextualização sobre a vastidão do cosmos, mostramos, direta e indiretamente, o paradoxal legado da ciência moderna que, de um lado, hoje evidencia nossa insignificância diante da infinitude do universo e, de outro, promoveu antinomias sociais por sua incansável busca pela dominação da natureza. O resultado desse processo é (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    A solidão em tempos sombrios.Cleriston Petry & Filipi Vieira Amorim - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):977-1004.
    Trata-se de um estudo que apresenta uma interpretação sobre o livro de Carson McCullers, intitulado O coração é um caçador solitário, com base no argumento de que a referida obra traz consigo elementos literários e filosóficos. Com isto em mente, objetivou-se compreender a solidão para além de um dilema que a encerra em si mesma, mas, sobretudo, compreendê-la inserida no contexto dos tempos sombrios, fenômeno epocal em que se manifesta o ódio e a intolerância (a exemplo de manifestações machistas, racistas, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    O Espaço Lógico Das Razões de Wilfrid Sellars e a Racionalidade Do Discurso Religioso: Uma Vindicação.Gabriel Ferreira da Silva & Alex Ribolli - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):447.
    Resumo: O problema básico a cuja resposta se almeja nesse artigo é o problema geral da epistemologia da filosofia da religião: é possível falar de uma racionalidade, de um modo geral, do e no discurso religioso? É racional, a título de exemplo, falar-se – e, mais ainda, defender – proposições como “há vida depois da morte”, “existe Deus”, “a alma reencarna e é eterna”, “Jesus ressuscitou ao terceiro dia” etc.? Para uma plêiade de autores a resposta é negativa; para uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino.Gabriele de Sousa Lins Mutti - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1623-1658.
    Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino Resumo: Neste artigo interrogamos: O que se mostra sobre a interdisciplinaridade e totalidade, tomadas sob a ótica do materialismo dialético, nos artigos de periódicos das áreas de Educação e Ensino, disponibilizados no Google acadêmico? Por meio da análise de conteúdo realizada em 27 pesquisas. Os resultados revelaram que ainda que não exista na literatura uma concepção única do que vem a ser a interdisciplinaridade, há entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    “Leur philosophie est pour les autres; il m’en faudroit une pour moi”:Rousseau, Kierkegaard e o desenvolvimento da filosofia da existência/Rousseau, Kierkegaard and the development of existenz-philosophy.Gabriel Guedes Rossatti - 2014 - Natureza Humana 16 (1).
    Resumo: Em 1835, Kierkegaard escrevia que “o que de fato falta para mim é encontrar uma verdade que seja uma verdade para mim, encontrar a ideia pela qual eu viverei e morrerei”. Ora, mais de 50 anos antes Rousseau escrevera que “[s]ua filosofia [a dos filósofos sistemáticos] é para os outros; ser-me-ia necessária uma para mim”. O curioso, porém, é que Kierkegaard desenvolveria sua produção independentemente da de Rousseau, com a qual ele viria a ter contato apenas por volta de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    A história materialista do desejo - uma leitura de 'Selvagens, Bárbaros, Civilizados', de Deleuze e Guattari.Gabriel Pereira Gioppo - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Resumo: Este artigo objetiva realizar uma interpretação do terceiro capítulo do livro O Anti-Édipo, de Deleuze e Guattari, denominado ‘Selvagens, Bárbaros, Civilizados’. Para tanto, serão reconstituídos, de início, alguns dos conceitos fundamentais dos capítulos anteriores, tais como processo esquizofrênico, produção desejante, máquinas sociais e as três sínteses do inconsciente. Em seguida, as três máquinas sociais - a primitiva, a despótica e a capitalista - serão expostas em seu funcionamento, mostrando as configurações específicas entre desejo e socius que lhes são próprias, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Embate Discursivo e Quebra Do Contrato Parresiástico Em Electra, de Eurípedes.Denise Gabriel Witzel & Nathalia Santos Camargo - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    Na tragédia de Eurípides, Electra, ganha relevo um embate discursivo entre Electra e sua mãe Clitemnestra, no qual ocorre uma subversão do contrato parresiástico, segundo Foucault (2007). Focalizando precisamente essa subversão, propomo-nos retornar a uma história das mulheres na Grécia Antiga, a fim de compreendermos os atravessamentos que essas mulheres têm em suas relações com as verdades, rituais, preceitos e condutas que, por sua vez, são indicativos de suas construções enquanto sujeitos. PALAVRAS-CHAVE: Discurso, História das Mulheres, Parresía.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Para onde nos conduz o giro prático na filosofia da matemática contempor'nea? A de outro modo talvez improvável convergência de José Ferreirós e Martin Heidegger.Gabriel Henrique Dietrich - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):103-128.
    Da metade do século passado em diante, a filosofia da matemática passou por uma importante inflexão que conduziu gradativamente suas linhas de pensamento para o centro das práticas matemáticas. Genericamente, este movimento ficou conhecido na literatura especializada como o giro prático, do qual resultaram diversas expressões de filosofias da matemática prático-orientadas. Dentre estas, consta a de José Ferreirós, que conforme apresentada em The Mathematical Knowledge and the Interplay of Practices (2016), tem como eixo reflexivo e analítico o duplo esquema composto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Ficções e memórias em Gilberto Freyre e Pedro Nava.Maria Alice Ribeiro Gabriel - 2019 - Dialogos 23 (2):81.
    A recuperação da memória histórica em escritos biográficos e autobiográficos já não está mais restrita a um campo de pesquisa exclusivo. Autores como Georges Bataille, John Hersey e Beatriz Sarlo perscrutaram as correlações entre História e memória na literatura, avaliando questões éticas e de natureza social. A partir de tais estudos, este artigo comenta alguns excertos de Assombrações do Recife Velho, do sociólogo Gilberto Freyre e Baú de ossos, do memorialista Pedro Nava. O objetivo é expor como elementos ficcionais e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Palimpsesto e as relações de gênero em Elvira Vigna: um recurso como crítica ao patriarcado em 'Como se estivéssemos em palimpsesto de putas'.Lucas Gabriel Soares - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):365-388.
    Este trabalho analisa a estrutura do romance Como se estivéssemos em palimpsesto de putas, de Elvira Vigna como também, as relações sexistas às quais as personagens estão submetidas. Retratados por meio de uma narradora não revelada, estratégia estética realçadora da invisibilização da mulher dentro da sociedade, os causos de João, um profissional cujo único prazer é o sexo com garotas de programa, servem de retrato da construção da masculinidade e da dimensão patriarcal. Utilizando-se do artifício do palimpsesto como crítica ao (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Temporalidades na Vida de Professoras // Temporalities in the life of teaching.Luciana P. Marques & Gabriel - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):74-87.
    Nossos estudos na área da Educação e Diversidade no/do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, têm sido direcionados à compreensão das diferenças, tanto no que se referem aos fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos que implicam a atualidade de outra forma de homens e mulheres serem, estarem e se relacionarem no e com o mundo, como também nos reflexos de toda essa mudança na e para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Discurso de graduación en el Conservatorio de Música de Nueva Inglaterra.Herbert Marcuse & Gabriel Dias - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):105-117.
    Em 1968, Herbert Marcuse proferiu um discurso ao Conservatório de Música da Nova Inglaterra. Trata-se de um texto do teórico crítico voltado exclusivamente para a música. No Discurso, Marcuse mobiliza autores como Adorno, Hegel e Schopenhauer, e também músicos como Bach, Mahler e Schoenberg, explicitando as relações entre a música e a realidade estabelecida. O resumo e as palavras-chave são de autoria do tradutor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  7
    Hylomorphism and substantial gradualism.Gabriele De Anna - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (4):855-872.
    Resumo Recentemente o Hilemorfismo – a visão tradicional, segundo a qual, as substâncias são constituídas pela combinação de forma e matéria – tem sido alvo de renovado interesse. Este artigo centra-se na substância material e sugere que, neste caso, a constituição hilemórfica exige uma noção de forma que deve ser alargada ao conceito de energia, ou ao exercício de uma força. Neste artigo também se defende o gradualismo substancial: se a forma for assim entendida, a substancialidade possui graus, ou seja, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  5
    A comunidade dos amantes.Mayara Joice Dionizio & Gabriel Bonesi Ferreira - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1253-1275.
    A comunidade dos amantes: anacronismo e aforismo em questão em Blanchot e Derrida Resumo: A reflexão sobre o pensamento da “comunidade”, especificamente no séc. XX e, em especial, por pensadores franceses, é tema de diversas obras. Em torno dessa temática, pensadores como Bataille, Deleuze, Foucault, Blanchot, Jean-Luc Nancy e Derrida deram importantes contribuições. Apesar de Derrida recusar a noção de comunidade colocando em seu lugar a noção de coletividade, as concepções que fundamentam uma experiência de comunidade/coletividade são próximas: alteridade; différance; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  5
    Revista Digital de Ensino de Filosofia (ReFiLo): a mensageira santa-mariense da educação filosófica no Brasil.Anderson Luis da Paixão Café, Adelmária Ione dos Santos & Isna Gabriel Sia - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    É bastante conhecida a interrogação do filósofo Immanuel Kant a respeito da possibilidade ou não de se ensinar filosofia. Partindo-se da premissa de que não é possível dissociar a filosofia de seu ensino, este artigo se propôs a responder a seguinte questão: de que maneira a Revista Digital de Ensino de Filosofia (ReFiLo) contribui para o debate e o fortalecimento da educação filosófica no Brasil? Para responder a esta pergunta, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, adotando-se a pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Discovering the Neural Nature of Moral Cognition? Empirical, Theoretical, and Practical Challenges in Bioethical Research with Electroencephalography (EEG).Nils-Frederic Wagner, Pedro Chaves & Annemarie Wolff - 2017 - Journal of Bioethical Inquiry 14 (2):1-15.
    In this article we critically review the neural mechanisms of moral cognition that have recently been studied via electroencephalography (EEG). Such studies promise to shed new light on traditional moral questions by helping us to understand how effective moral cognition is embodied in the brain. It has been argued that conflicting normative ethical theories require different cognitive features and can, accordingly, in a broadly conceived naturalistic attempt, be associated with different brain processes that are rooted in different brain networks and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  20.  6
    Abbreviations for Selected Works by Gabriel Marcel.Gabriel Marcel - 2006 - American Catholic Philosophical Quarterly 80 (3):329-330.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Target Acquired: The Ethics of Assassination.Nathan Gabriel Wood - manuscript
    In international law and the ethics of war, there are a variety of actions which are seen as particularly problematic and presumed to be always or inherently wrong, or in need of some overwhelmingly strong justification to override the presumption against them. One of these actions is assassination, in particular, assassination of heads of state. In this essay I argue that the presumption against assassination is incorrect. In particular, I argue that if in a given scenario war is justified, then (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Explainable AI in the military domain.Nathan Gabriel Wood - 2024 - Ethics and Information Technology 26 (2):1-13.
    Artificial intelligence (AI) has become nearly ubiquitous in modern society, from components of mobile applications to medical support systems, and everything in between. In societally impactful systems imbued with AI, there has been increasing concern related to opaque AI, that is, artificial intelligence where it is unclear how or why certain decisions are reached. This has led to a recent boom in research on “explainable AI” (XAI), or approaches to making AI more explainable and understandable to human users. In the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Fenomenologia Clínica das Perturbaçoes da Personalidade.Victor Amorim Rodrigues - 2008 - Phainomenon 16-17 (1):235-246.
    Personality disorders are among the most intriguing and fascinating mental disorders. As they are characterized by pathological traits, not signs and symptoms, they are unsuitable for treatment with psychotropic drugs or other biological treatments. A psychological understanding of these disorders is possible based on cognitive or psycho-dynamic explanations but the author argues that these theoretical models miss the essential point, as they Jack a foundational ground on what is specifically human in human beings, their humanitas. Any deviation from this ground (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. The Iconic-Symbolic Spectrum.Gabriel Greenberg - 2023 - Philosophical Review 132 (4):579-627.
    It is common to distinguish two great families of representation. Symbolic representations include logical and mathematical symbols, words, and complex linguistic expressions. Iconic representations include dials, diagrams, maps, pictures, 3-dimensional models, and depictive gestures. This essay describes and motivates a new way of distinguishing iconic from symbolic representation. It locates the difference not in the signs themselves, nor in the contents they express, but in the semantic rules by which signs are associated with contents. The two kinds of rule have (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  2
    Espiritualidade como acesso à verdade: uma provocação de Michel Foucault para a Teologia.Irenio Silveira Chaves - 2014 - Horizonte 12 (35).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    O trágico, o cômico e a "dist'ncia artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche.Ernani Chaves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):273-282.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    The Semiotic Spectrum.Gabriel Greenberg - 2011 - Dissertation,
    Because humans cannot know one another’s minds directly, every form of communication is a solution to the same basic problem: how can privately held information be made publicly accessible through manipulations of the physical environment? Language is by far the best studied response to this challenge. But there are a diversity of non-linguistic strategies for representation with external signs as well, from facial expressions and fog horns to chronological graphs and architectural renderings. The general thesis of this dissertation is that (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  28.  14
    Content and Target in Pictorial Representation.Gabriel Greenberg - 2018 - Ergo: An Open Access Journal of Philosophy 5.
    This essay argues for a model of pictorial representation which aims to explain the relationship between pictorial content and pictorial accuracy. Focusing on cases where pictures are intended to convey accurate information, the model distinguishes between two fundamental representational relations: on one hand, a picture expresses a content; on the other, it aims at a target scene. Such a picture is accurate when the content it expresses fits the target scene it aims at. In addition, the model follows the traditional (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  29.  5
    Como trabalhar o repertório cultural dos alunos e a comunicação conforme proposta da BNCC a partir da cultura afrodescendente?Eliane Alves De Oliveira - 2020 - Odeere 5 (9):457.
    A real necessidade de adequar o currículo escolar às chamadas aprendizagens essenciais citadas na Base Nacional Comum Curricular tem sido destaque em discussões e capacitações na área educacional em todo o país. A escola do século XXI, apesar de já ter apresentado alguns avanços, ainda está presa a livros didáticos cuja proposta é a transmissão de conteúdos que supostamente serão cobrados em exames oficiais. Muitas dessas propostas pedagógicas não levam em consideração o aluno como um ser integral com cabeça, coração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Counterfactuals and modality.Gabriel Greenberg - 2021 - Linguistics and Philosophy 44 (6):1255-1280.
    This essay calls attention to a set of linguistic interactions between counterfactual conditionals, on one hand, and possibility modals like could have and might have, on the other. These data present a challenge to the popular variably strict semantics for counterfactual conditionals. Instead, they support a version of the strict conditional semantics in which counterfactuals and possibility modals share a unified quantificational domain. I’ll argue that pragmatic explanations of this evidence are not available to the variable analysis. And putative counterexamples (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  31.  97
    Tagging: semantics at the iconic/symbolic interface.Gabriel Greenberg - 2019 - In Julian J. Schlöder, Dean McHugh & Floris Roelofsen (eds.), Proceedings of the 22nd Amsterdam Colloquium. pp. 11-20.
    Tagging is the phenomenon in which regions of a picture, map, or diagram are annotated with words or other symbols, to provide descriptive information about a depicted object. The interpretive principles that govern tagged images are not well understood, due in part to the difficulty of integrating pictorial and linguistic semantic rules. Rather than directly combining these rules, I propose to use the framework of perspectival feature maps as an intermediary representation of content, in which the outputs of pictorial and (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32. Homo Viator.Gabriel Marcel - 1948 - Revue Philosophique de la France Et de l'Etranger 138:124-126.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   52 citations  
  33.  7
    Desempacotando o Paradigma Físico da Ciência da Informação.Geni Chaves Fernandes - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 4 (2):127-146.
    A organização da Ciência da Informação por paradigmas (físico, cognitivo e social), realizado por Rafael Capurro, respondia às demandas de unificação do campo por banimento de concepções que proliferaram no campo a partir dos anos 1980. Acalmado o receio de fragmentação, pode-se retomar as concepções que inauguraram a Ciência da Informação, examinando alguns de seus diferenciais, que correm o risco de ficar ocultados sob o termo “paradigma físico”. Na retomada de reconhecidos teóricos, historiadores e epistemólogos do campo nos anos 1960 (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Paulista: A networked translocal sonic performance between São Paulo and Belfast.Felipe Hickmann & Rui Chaves - 2012 - Technoetic Arts 10 (2-3):319-327.
    First performed in June 2011, Paulista used fixed and mobile streaming technology to create a translocal, musical and sonic performance linking SARC (Belfast/Northern Ireland), LAMI (São Paulo/Brazil) and Paulista Avenue, in the heart of São Paulo’s city centre. By discussing the performative and compositional strategies employed in this work, we aim at highlighting the central role played by the network in articulating notions of liveness and dramaturgy, as well as fostering new ideas and processes to engage dislocated spaces in shared (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte.Ernani Chaves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):51-63.
    Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  36.  34
    Fundamentality physicalism.Gabriel Oak Rabin - forthcoming - Inquiry: An Interdisciplinary Journal of Philosophy (1):77-116.
    ABSTRACT This essay has three goals. The first is to introduce the notion of fundamentality and to argue that physicalism can usefully be conceived of as a thesis about fundamentality. The second is to argue for the advantages of fundamentality physicalism over modal formulations and that fundamentality physicalism is what many who endorse modal formulations of physicalism had in mind all along. Third, I describe what I take to be the main obstacle for a fundamentality-oriented formulation of physicalism: ‘the problem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  37.  5
    ‘Determinism’ Is Just Fine: A Reply to Scott Sehon.Gabriel Marco - 2016 - Philosophia 44 (2):469-477.
    Scott Sehon recently argued that the standard notion of determinism employed in the Consequence Argument makes it so that, if our world turns out to be deterministic, then an interventionist God is logically impossible. He further argues that because of this, we should revise our notion of determinism. In this paper I show that Sehon’s argument for the claim that the truth of determinism, in this sense, would make an interventionist God logically impossible ultimately fails. I then offer and respond (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  38.  12
    Preciado, Paul B. (2022). Dysphoria mundi: El sonido del mundo derrumbándose.Julián Chaves González - 2024 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 72:189-192.
    Preciado, Paul B. (2022)Dysphoria mundi: El sonido del mundo derrumbándoseBarcelona: Anagrama, 551 p.ISBN 978-84-339-9948-1.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    A avaliação de crianças para adoção; Children evaluation for adoption.Verônica Petersen Chaves - 2001 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 13:27-42.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    G. K. Chesterton on the Boards Again!Jonathan Chaves - 2011 - The Chesterton Review 37 (1/2):258-260.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Another Chinese Connection with Chersterton.Jonathan Chaves - 2007 - The Chesterton Review 33 (1/2):414-415.
  42. Breve perspectiva de los fundamentos de la mecánica cuántica: el primer centenario.Max Chaves - 2002 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 40 (100):133-144.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Considerações a respeito da tese de 1932 de Lacan: da psicose paranóica em suas relações com a personalidade.Wilson Camilo Chaves - 2003 - Princípios 10 (13):157-169.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Entrevista com Castor Ruiz: "A Vida Humana, um Problema Filosófico".por Rosângela Chaves & Carmelita Brito de Freitas Felício - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):212-233.
    Professor de Filosofia da Universidade do Vale Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, Castor M.M. Bartolomé Ruiz é um estudioso dos mecanismos do poder e da chamada “biopolítica”, dialogando sobretudo com as obras dos filósofos Giorgio Agamben e Michel Foucault. Doutor em Filosofia pela Universidade de Deusto, na Espanha, e autor de vários livros, Ruiz foi um dos palestrantes do 3º Colóquio de Biopolítica, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG de 10 a 14 (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Entrevista com Castor Ruiz:" A Vida Humana, um Problema Filosófico".Rosângela Chaves & Carmelita Brito de Freitas Felício - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):212-233.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    EI contextualismo Y p. Grice.Jose E. Chaves - 2004 - Theoria 19 (3):339-354.
    En el debate entre contextualistas y anticontextualistas, señala Recanati, los últimos aventajan a los primeros por un argumento atribuible a Grice. Este argumento tiene corno premisa el Principio del Paralelismo que, según Recanati, convierte al argumento en circular y a la posición anticontextualista en injustificada. Si bien considero este argumento anticontextualista inadecuado, demostraré que no es atribuible a Grice. Grice no puede admitir el Principio del Paralelismo si se tiene en cuenta la explicación que elabora para ciertos ejemplos y su (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    El contextualismo y P. Grice (The Contextualism and P. Grice).Jose E. Chaves - 2004 - Theoria 19 (3):339-354.
    En el debate entre contextualistas y anticontextualistas, señala Recanati, los últimos aventajan a los primeros por un argumento atribuible a Grice. Este argumento tiene corno premisa el Principio del Paralelismo que, según Recanati, convierte al argumento en circular y a la posición anticontextualista en injustificada. Si bien considero este argumento anticontextualista inadecuado, demostraré que no es atribuible a Grice. Grice no puede admitir el Principio del Paralelismo si se tiene en cuenta la explicación que elabora para ciertos ejemplos y su (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  25
    Economic democracy, social dialogue, and ethical analysis: Theory and practice.JorgeArturo Chaves - 2002 - Journal of Business Ethics 39 (1-2):153 - 159.
    The purpose of this article is to present in a summarized form a new approach to the ethical analysis of economic policies and to illustrate its importance with a reference to recent experiences of social dialogue in Costa Rica.A general view of the Latin American scenario is presented, with the belief that some of the main problems there observed call for a type of analysis like the one here proposed. In the second place, a brief characterization of this new ethical (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. El modelo de urbe global.M. M. Chaves - 2004 - Aposta 4:1.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Explicature, what is said and Gricean factorization criteria.Jose E. Chaves - unknown
    Since Grice introduced the distinction between what is said and implicature, the literature shows a widespread interest in the delimitation of these notions. In this paper, I will identify and specify the criteria with which Grice distinctly determines the factors of the speaker’s meaning and I will use these criteria to compare the Gricean minimalist notion of what is said with the Relevance theoretic notion of explicature. In drawing this comparison, I aim to make it clear that the two approaches (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 1000